Matéria Internacional - Guia de viagem / Paris, França

.
Paris, França
.
Em qualquer época do ano, Paris brilha e mantém seu status de cidade mais charmosa e elegante do mundo.
.
Considerada capital da moda e da boa gastronomia, Paris abriga em suas ruas estreitas, um conjunto arquitetônico fascinante, repleto de famosos cartões postais, museus, cafés, bistrôs, e gente elegante vinda de todos os cantos do planeta.
.
Na semana passada visitei Paris. A cidade recebe anualmente mais de 75 milhões de turistas. Além de conhecer os principais pontos turísticos de Paris, como a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Catedral de Notre Drame e Museu do Louvre, fui visitar algumas lojas de automóveis da capital francesa.
.
As lojas que visitei foram: Citroën, Peugeot, Renault, Mercedes-Benz e Toyota. Todas estão situadas na Avenue des Champs-Élysées, que é considerada a avenida mais famosa do mundo por ter em seu endereço as principais lojas de roupas, calçados, jóias e cosméticos.
.
Confira abaixo algumas fotos
.

.
O Airbus A-330 da TAM está com uma pintura especial para Copa do Mundo 2010
.

.
Fachada da Citroën
.
Citroën C4 VTR WRC - Loeb e Sordo
.
A loja possui um visual moderno e futurista. Foi inaugurada no dia 27 de setembro de 2007. São cinco andares e oito plataformas sobrepostas giratórias que são intercaladas com vários veículos em exposição. Todos os andares você encontra um Citroën.
.
Atualmente todos os veículos expostos é o novo Citroën DS3 que foi apresentado recentemente Salão de Frankfurt 2009. A exposição dos veículos é temporária e muda constantemente.
.
No subsolo está a grande atração da loja. O Citroën C4 VTR do WRC 2009, pilotado pelo francês, Sébastien Loeb com o navegador espanhol, Daniel Sordo.
.
A equipe Citroën Racing, conquistou pela sexta vez seguida título 2009 do WRC (World Rally Championship). Pessoas de várias partes do mundo e fãs da marca francesa, se aglomeram em torno do C4 para fotografar e ver de perto o Fórmula 1 do WRC.
.

.
Fachada da Renault
.
Renault Twingo RS Gordini 2010
.
A L’ Atelier é um espaço especial que a Renault montou para apresentar seus principais lançamentos. Após anunciar a volta do nome Gordini em seus modelos, a Renault apresentou há poucos dias atrás nesta loja o primeiro Renault Twingo RS Gordini 2010.
.
O veículo faz uma releitura dos traços clássicos da marca. A esportividade também é ressaltada pelo motor 1.6 de 133 cv, acompanhado por rodas 17. Outro destaque são as duas faixas brancas que contrastam com a base Azul Malta. As molduras dos faróis de neblina, as capas dos retrovisores e o spoiler também são brancos, acompanhando toques em preto e reflexos luminosos em outras partes do carro.
.
No recinto da loja está exposto também o protótipo Renault Etoile Filante. Em 1954, Joseph de Szydlowski, presidente da Turboméca, empresa especialista em compressores e turbocompressores para aviação, propôs para a estatal Renault, a idéia de um carro a turbina. Com 270 cv a 28.000 rpm, bateu o recorde de velocidade para esse tipo de veículo, ao alcançar 308,85 km/h nos Lagos Salgados de Bonneville, em Utah, nos EUA, em 5 de setembro de 1956.
.
Outros veículos interessantes também estão expostos na loja, como um Renault Gordini 8 1962 e um Renault Laguna Coupe 2010.
.
Além do espaço de exposição, no piso superior da loja a uma área muito agradável e temática reservada, chamada Renault Restaurante/Bar. Neste local, o visitante pode almoçar tranqüilamente ou tomar um simples café expresso a moda francesa.
.
.

Fachada da Peugeot
.

A Peugeot é a loja mais próxima do Arco do Triunfo. Composta apenas do andar térreo, é muito bem elaborada. Estão expostos na loja o concept car RC Hybridy, 308 RCZ e a mini-van 3008, além de um modelo antigo da marca. A parte de suvenires possui uma enorme variedade de brindes.
.
Vale lembrar que o concept car RC Hybridy, foi o primeiro veículo projetado por Jerome Gallix, design-chefe quando ele passou a integrar a Peugeot em 2006.
.
Sob o capô do RC Hybridy está um equipado com motor híbrido de 313 cv, cujas emissões por quilômetro rodado é de 109 g de co2, segundo a marca. O RC Hybridy faz parte de uma linha de esportivos que a Peugeot pretende lançar em um futuro próximo.
.
.

Fachada da Mercedes-Benz

.Mercedes-Benz Stirling Moss 2010 - Última unidade

.
O espaço da marca alemã é o mais antigo da avenida. Diversos acessórios para os veículos da marca estão expostos a venda.
.
Dentro da loja a nova Mercedes-Benz Touring E-350, Classe C e GLK estão expostas com a McLaren Stirling Moss, posicionada na lateral da loja, próxima da entrada.
.
A série especial McLaren Stirling Moss marca o encerramento do Mercedes-Benz SLR, feita desde janeiro em homenagem ao famoso piloto inglês que fez história na década de 1950 a bordo do 300 SL Gullwing, o chamado 'Asa de Gaivota', que inspirou o recém-lançado cupê SLS.

.

.

Fachada da Toyota

.

Toyota Prius 2010

.
Com um estilo futurista a loja está expondo o mais novo lançamento da marca, o Toyota iQ que foi apresentado no Salão de Frankfurt 2009.

O mini-carro foi criado pelo estúdio de design da marca ED2, localizado no sul da França. Por ser um super-compacto, pode abrigar três adultos e uma criança e traz rodas de 17 polegadas e teto solar panorâmico.

No piso superior você encontra três veículos que fizeram um enorme sucesso no setor de competições da Toyota.

Começando pelo Toyota GT-One, que é um protótipo de corrida, desenvolvido pela Toyota Motor Corporation em associação com a Toyota Team Europe, inicialmente, para se adequar e competir seguindo as normas da classe Gran Turismo nas 24 horas de Le Mans e mais tarde como protótipo da classe Le Mans Gran Turismo Prototype

Já o Toyota 7, foi desenvolvido em 1969 e possui um motor traseiro V8. O protótipo fez sucesso nas pistas. Participou de corridas de longa duração tanto nos EUA quanto na Europa e atualmente o protótipo pertence ao Museu Nacional de Automóveis da Holanda.

Outro exemplar exposto na loja que marcou historia no automobilismo mundial é o Toyota Corolla WRC que substituiu o Célica GT Four. A estréia do Corolla no WRC ocorreu em 1997 no Rally dos Mil Lagos, na Finlândia. O Corolla WRC deu à Toyota 2 títulos mundiais de construtores, em 1998 e 1999. Quem pilotou nesses anos o veículo foi à dupla espanhola, Carlos Sainz e Luíz Moya.

.

Fotos: Fernando A. De Gennaro